sexta-feira, 11 de maio de 2012

Aluno Nelson Toledo Filho - 2ª etapa do projeto

Postagem de Nelson Toledo Filho como "aluno da 8ª série do Ensino Fundamental". Sobre a 2ª etapa do projeto do grupo Sigma : " o projeto me ensinou a resolver equações do 2º grau pela fórmula de Bhaskara, mas pesquisei e verifiquei que existem outras maneiras para resolver esse tipo de equação. O bom da fórmula de Bhaskara é que ela serve para qualquer equação do 2º grau, completa ou incompleta. Verifiquei que existem maneiras mais curtas do que a fórmula para a resolução de equações incompletas ; por exemplo, quando b = 0, basta isolar o x² e depois extrair a raiz quadrada ; quando c = 0 , basta colocar "x" em evidência e igualar cada um dos fatores a zero ; quando b = 0 e c = 0 , a raiz é sempre zero. Também descobri que as equações completas podem ser resolvidas por fatoração ou pelo processo da "soma e produto das raízes". "

5 comentários:

  1. Realmente pela soma e produto os cáculos são mais fáceis, mas errar nas contas é mais fácil.

    ResponderExcluir
  2. Nelson, que tal você explicar pra nós aqui como é o cálculo das raízes da equação do segundo grau pelo método da soma e produto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João, o método da soma e do produto das raízes envolve 2 fórmulas. O Givanildo considera que por esse método os cálculos são mais fáceis. Entretanto, quando se trata de uma equação do 2º grau sem nenhuma raiz real, você fica horas e horas "quebrando a cabeça" tentando encontrar dois números que somados deem determinado valor e multiplicados deem determinado valor e você não encontra nenhuma resposta. Portanto, esse método só é bom para equações com 1 ou 2 raízes reais. Mas como você vai saber de antemão se a equação tem ou não raízes ? Nelson.

      Excluir
  3. Oi Nelson, na verdade você postou com o perfil do grupo, este deve permanecer como : Grupo Eureka.
    Então Nelson, o método da soma e produto é um meio facilitador da fórmula de Bhaskara, que foi divido em um sistema de duas equações, porém quando você monta o sistema, tem duas opções tentar desvendar as soluções através de tentativas( existem atalhos para conseguir adivinhar por tentativa) ou se como no caso citado, você não conseguir encontrar as raízes, é só resolver o sistema, ou seja utilizar a fórmula de Bhaskara.
    Ok?

    ResponderExcluir