domingo, 6 de maio de 2012

Etapa 1 - Esse tal de Bhaskara - Vídeo

Para iniciar o estudo de Equações do Segundo Grau, o projeto sugere dar uma boa olhada no vídeo "Este tal de Bhaskara". Vamos começar então?

Depois de assitir o vídeo, responda algumas perguntas:
1. O que você achou do vídeo?
2. Quem foi Viéte e o que ele fez?
3. Quem foi Bhaskara?

10 comentários:

  1. Muito interessante este vídeo. Nos remete ao passado para entendermos um pouco sobre a história da matemática, mais precisamente, sobre equação de segundo grau.

    ResponderExcluir
  2. Esse vídeo mostra como a equação do segundo grau é importante para nosso aprendizado. A equação do segundo grau sempre estará em nossos estudos matemáticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um professor me contou que apenas no Brasil a fórmula de resolução da equação do 2º grau é conhecida como "Fórmula de Bhaskara". Segundo esse professor, na década de 1970, o autor de um famoso livro didático de matemática aqui do Brasil (ele não identificou nem o autor nem o livro) "batizou" a fórmula de resolução com o nome do Bhaskara (provavelmente para homenagear o grande matemático da Índia). Isso acabou "pegando" e permanecendo até hoje em nosso país. Nelson.

      Excluir
    2. É verdade, Nelson, o vídeo fala disso.

      Excluir
  3. Esse vídeo nos remete a problemas que originaram tal situação de aprendizagem, o vídeo se mostra muito importante para dar um significado ao conteúdo aprendido.

    ResponderExcluir
  4. A equação de segundo grau deve ser muito importante , porque existe vários vídeos como esse na internet falando da História de Baskara

    ResponderExcluir
  5. As equações do Segundo Grau devem ser muito importantes, porque vejo que sempre meu professor fala delas , e existem vários vídeos sobre esse assunto na internet.

    ResponderExcluir
  6. A forma de Bhaskara é usada para resolver e descobrir as raizes das equações de segundo grau. Antes, como não tinha fórmula, eu acho que para descobrir as raiz, usavam outros métodos.

    ResponderExcluir
  7. Para a resolução de uma equação do segundo grau existe uma fórmula geral de resolução.Esta fórmula também é conhecida como fórmula de Bhaskara.

    ResponderExcluir
  8. Muitas vezes lidamos com uma fórmula matemática sem ter a ideia de como se chegou a tal modelo matemático e a fórmula de Bhaskaraserve para resolver equações do 2º grau.

    ResponderExcluir