sexta-feira, 11 de maio de 2012

Etapa 6.2 - Dados sobre Bhaskaras

Quem sabe algo sobre Báskaras, coloque aqui!!
Dados da sua vida, descobertas, figuras....

4 comentários:

  1. Bhaskara viveu de 1114 a 1185 aproximadamente, na Índia. Nascido numa tradicional família de astrólogos indianos seguiu a tradição profissional da família, porém com uma orientação científica, dedicando-se mais à parte matemática e astronômica (tais como o cálculo do dia e hora da ocorrência de eclipses ou das posições e conjunções dos planetas) que dá sustentação à Astrologia. Seus méritos foram logo reconhecidos e muito cedo atingiu o posto de diretor do Observatório de Ujjain, o maior centro de pesquisas matemáticas e astronômicas da Índia, na época

    ResponderExcluir
  2. Bhaskara nem sabia o que é uma fórmula
    As fórmulas surgem na Matemática só 400 anos depois de sua morte, consequentemente, não poderia ele ter descoberto fórmula nenhuma.

    Naquela época, como eram resolvidas as equações ?
    Usando REGRAS !
    Chamamos de regra à uma descrição por extenso dos procedimentos para resolver um problema, por exemplo uma equação. Na época de Bhaskara essas regras, tipicamente, tinham a forma de poesias que iam descrevendo as operações a realizar para resolver o problema.

    ResponderExcluir
  3. Encontrei as seguintes informações sobre Bhaskara no livro "História da Matemática", de Carl B. Boyer, da Editora Edgard Blucher Ltda (2003) :
    Bhaskara foi o último matemático medieval importante da Índia e sua obra representa a culminação de contribuições hindus anteriores.Em seu tratado mais conhecido, o Lilavati, ele compilou problemas de Brahmagupta e outros, acrescentando observações próprias novas. O Lilavati contém numerosos problemas sobre os tópicos favoritos dos hindus : equações lineares e quadráticas, tanto determinadas quanto indeterminadas, simples mensuração, progressões aritméticas e geométricas, radicais e outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela pesquisa, Nelson. Continue aplicado assim.

      Excluir